Buriti do Tocantins ou Paranã: qual tem mais estrutura de saúde? (TO)
Buriti do Tocantins (10.737 habitantes) e Paranã (10.899 habitantes) são cidades de Tocantins na mesma faixa de população (até 20 mil habitantes). Pelos dados do CNES de julho de 2026, Paranã tem mais leitos de internação por habitante (3,03 contra 0 por mil hab.); nenhuma das duas tem leitos de UTI cadastrados; e Paranã tem mais médicos por habitante (1,84 contra 1,4 por mil hab.). No total dos 15 indicadores, Buriti do Tocantins lidera em 5, Paranã em 4 e há 6 empates.
Comparação lado a lado
| Indicador | Buriti do Tocantins | Paranã | Quem lidera |
|---|---|---|---|
| População (IBGE 2026) | 10.737 | 10.899 | Paranã (162 a mais) |
| Porte | Até 20 mil habitantes | ||
| Leitos de internação | 0 | 33 | Paranã |
| Leitos SUS | 0 | 33 | Paranã |
| Leitos de UTI | 0 | 0 | Empate |
| Leitos de UTI SUS | 0 | 0 | Empate |
| Hospitais | 0 | 1 | Paranã |
| UBS e postos de saúde | 7 | 4 | Buriti do Tocantins |
| Estabelecimentos de saúde | 8 | 8 | Buriti do Tocantins |
| Médicos | 15 | 20 | Paranã |
| Enfermeiros | 16 | 16 | Buriti do Tocantins |
| Dentistas | 3 | 2 | Buriti do Tocantins |
| Estabelecimentos com mamografia | 0 | 0 | Empate |
| Estabelecimentos com tomografia | 0 | 0 | Empate |
| Estabelecimentos com ressonância magnética | 0 | 0 | Empate |
| Estabelecimentos com hemodiálise | 0 | 0 | Empate |
| Equipes de Saúde da Família | 6 | 4 | Buriti do Tocantins |
Sobre cada cidade
Outras comparações
Buriti do Tocantins vs…
Perguntas frequentes
Buriti do Tocantins ou Paranã: qual tem mais leitos por habitante?
Buriti do Tocantins tem 0 leitos de internação cadastrados no CNES (0 por mil hab.) e Paranã tem 33 (3,03 por mil hab.). Proporcionalmente à população, Paranã tem mais leitos.
Quantos leitos de UTI têm Buriti do Tocantins e Paranã?
Nenhuma das duas cidades tem leito de UTI cadastrado no CNES em julho de 2026; pacientes graves dependem de transferência para outros municípios.
Qual das duas cidades tem mais médicos e hospitais?
Buriti do Tocantins tem 0 hospitais e 15 vínculos de médicos (1,4 por mil habitantes); Paranã tem 1 hospital e 20 vínculos de médicos (1,84 por mil habitantes). Um médico com vínculo em mais de um estabelecimento é contado em cada um.