Jequeri ou São Gonçalo do Rio Abaixo: qual tem mais estrutura de saúde? (MG)
Jequeri (12.621 habitantes) e São Gonçalo do Rio Abaixo (12.590 habitantes) são cidades de Minas Gerais na mesma faixa de população (até 20 mil habitantes). Pelos dados do CNES de julho de 2026, São Gonçalo do Rio Abaixo tem mais leitos de internação por habitante (0,24 contra 0 por mil hab.); nenhuma das duas tem leitos de UTI cadastrados; e São Gonçalo do Rio Abaixo tem mais médicos por habitante (4,85 contra 2,77 por mil hab.). No total dos 15 indicadores, Jequeri lidera em 2, São Gonçalo do Rio Abaixo em 8 e há 5 empates.
Comparação lado a lado
| Indicador | Jequeri | São Gonçalo do Rio Abaixo | Quem lidera |
|---|---|---|---|
| População (IBGE 2026) | 12.621 | 12.590 | Jequeri (31 a mais) |
| Porte | Até 20 mil habitantes | ||
| Leitos de internação | 0 | 3 | São Gonçalo do Rio Abaixo |
| Leitos SUS | 0 | 3 | São Gonçalo do Rio Abaixo |
| Leitos de UTI | 0 | 0 | Empate |
| Leitos de UTI SUS | 0 | 0 | Empate |
| Hospitais | 0 | 1 | São Gonçalo do Rio Abaixo |
| UBS e postos de saúde | 9 | 5 | Jequeri |
| Estabelecimentos de saúde | 14 | 14 | São Gonçalo do Rio Abaixo |
| Médicos | 35 | 61 | São Gonçalo do Rio Abaixo |
| Enfermeiros | 12 | 14 | São Gonçalo do Rio Abaixo |
| Dentistas | 13 | 5 | Jequeri |
| Estabelecimentos com mamografia | 0 | 1 | São Gonçalo do Rio Abaixo |
| Estabelecimentos com tomografia | 0 | 0 | Empate |
| Estabelecimentos com ressonância magnética | 0 | 0 | Empate |
| Estabelecimentos com hemodiálise | 0 | 0 | Empate |
| Equipes de Saúde da Família | 5 | 5 | São Gonçalo do Rio Abaixo |
Sobre cada cidade
Outras comparações
São Gonçalo do Rio Abaixo vs…
Perguntas frequentes
Jequeri ou São Gonçalo do Rio Abaixo: qual tem mais leitos por habitante?
Jequeri tem 0 leitos de internação cadastrados no CNES (0 por mil hab.) e São Gonçalo do Rio Abaixo tem 3 (0,24 por mil hab.). Proporcionalmente à população, São Gonçalo do Rio Abaixo tem mais leitos.
Quantos leitos de UTI têm Jequeri e São Gonçalo do Rio Abaixo?
Nenhuma das duas cidades tem leito de UTI cadastrado no CNES em julho de 2026; pacientes graves dependem de transferência para outros municípios.
Qual das duas cidades tem mais médicos e hospitais?
Jequeri tem 0 hospitais e 35 vínculos de médicos (2,77 por mil habitantes); São Gonçalo do Rio Abaixo tem 1 hospital e 61 vínculos de médicos (4,85 por mil habitantes). Um médico com vínculo em mais de um estabelecimento é contado em cada um.