Bom Jesus das Selvas ou Monção: qual tem mais estrutura de saúde? (MA)
Bom Jesus das Selvas (29.620 habitantes) e Monção (28.526 habitantes) são cidades de Maranhão na mesma faixa de população (20 mil a 50 mil habitantes). Pelos dados do CNES de julho de 2026, Monção tem mais leitos de internação por habitante (2,35 contra 0,74 por mil hab.); nenhuma das duas tem leitos de UTI cadastrados; e Monção tem mais médicos por habitante (1,58 contra 1,01 por mil hab.). No total dos 14 indicadores, Bom Jesus das Selvas lidera em 0, Monção em 8 e há 6 empates.
Comparação lado a lado
| Indicador | Bom Jesus das Selvas | Monção | Quem lidera |
|---|---|---|---|
| População (IBGE 2026) | 29.620 | 28.526 | Bom Jesus das Selvas (1.094 a mais) |
| Porte | 20 mil a 50 mil habitantes | ||
| Leitos de internação | 22 | 67 | Monção |
| Leitos SUS | 22 | 67 | Monção |
| Leitos de UTI | 0 | 0 | Empate |
| Leitos de UTI SUS | 0 | 0 | Empate |
| Hospitais | 1 | 2 | Monção |
| UBS e postos de saúde | 12 | 14 | Monção |
| Estabelecimentos de saúde | 15 | 18 | Monção |
| Médicos | 30 | 45 | Monção |
| Enfermeiros | 42 | 78 | Monção |
| Dentistas | 10 | 13 | Monção |
| Estabelecimentos com mamografia | 0 | 0 | Empate |
| Estabelecimentos com tomografia | 0 | 0 | Empate |
| Estabelecimentos com ressonância magnética | 0 | 0 | Empate |
| Estabelecimentos com hemodiálise | 0 | 0 | Empate |
Sobre cada cidade
Outras comparações
Bom Jesus das Selvas vs…
Monção vs…
Perguntas frequentes
Bom Jesus das Selvas ou Monção: qual tem mais leitos por habitante?
Bom Jesus das Selvas tem 22 leitos de internação cadastrados no CNES (0,74 por mil hab.) e Monção tem 67 (2,35 por mil hab.). Proporcionalmente à população, Monção tem mais leitos.
Quantos leitos de UTI têm Bom Jesus das Selvas e Monção?
Nenhuma das duas cidades tem leito de UTI cadastrado no CNES em julho de 2026; pacientes graves dependem de transferência para outros municípios.
Qual das duas cidades tem mais médicos e hospitais?
Bom Jesus das Selvas tem 1 hospital e 30 vínculos de médicos (1,01 por mil habitantes); Monção tem 2 hospitais e 45 vínculos de médicos (1,58 por mil habitantes). Um médico com vínculo em mais de um estabelecimento é contado em cada um.